sexta-feira, 22 de julho de 2011

Rede de Cineclubes em Terreiros - Roda de conversa na ARCAXA resulta em programação para segunda-feria, dia 25 de julho.



Uma roda de conversa na ARCAXA acertou os detalhes da adesão da Associação Religiosda e Cultural Abassá Afro-brasileiro Leco Xapanã na Rede de Cineclubes em Terreiros da Zona Metropolitana de Belém.

Pai Orlando Bassu contextualizou o público da comunidade, disse que, além dos membros da religião, alí também se atende todos os moradores do entorno do terreiro, disse que o Guamá é um bairro muito carente em serviços públicos e também que a comunidade do bairro não tem acesso a cinemas comerciais. Disse que quer fazer sessões mistas de cinema, onde se atendes crianças, jovens e também aduultos.

Arthur Leandro (Táta Kinamboji), explicou o funcionamneto da rede. Disse que a rede é solidária, que os equipamentos eram disponibilizados pela rede [aparelho]-: ou pelo Cineclube ti Bamburucema, que o Cineclube Nangetu fornecia os filmes de seu acervo, mas que cada comunidade também ficava responsável por conseguir uma caixa de som amplificada e de fazer a mobilização na comunidade.

Táta Kinamboji disse também que a intenção do GT de Comunicades Tradicionais de Terreiros da PARACINE com o apoio da Diretoria Regional Norte do CNC, é que essa ação em rede possa se transformar em embrião de novos cineclubes de terreiros, e que cada comunidade também deve se mobilizar para formar uma equipe para tocar as atividades sozinha, que é para se tornarem cineclubes independentes para que no futuro venham a dar apoio a outras comunidades que queiram 'se embalar' nessa rede.

Ficou acertada uma primeira sessão na ARCAXA, com filmes que atendam as expectativa de crianças, jovens e adultos, assim como a população do terreiro. A sessão inaugural ficou para o dia 25 de julho, segunda-feira, com início paar 18h.

A ARCAXA fica na Pass. Bugarim, 50 - Guamá, fone: 32493463


Exibir mapa ampliado

Programação:
Tempo da programação infanto-juvenil – 40 min.
Tempo da programação adulta – 54 min
Total – 1h e 34 min.

1. O vento. Classificação Livre, direção de Pedro Pazelli. Animação infantil. 4 min. 2007.
Sinopse: Por causa do vento, uma menina perde seu chapéu, um menino sua pipa e uma idosa seu xale. No reencontro com seus objetos, ocorre uma boa ação e se forma uma boa amizade.

2. Albertinho. Classificação Livre. Direção: Núcleo Animazul, Animação infantil. 12 min. 2006.
Sinopse: A história de um menino que sonha em voar. Homenagem a Alberto Santos Dumont e ao centenário do vôo do 14Bis.

3. Bartô. Classificação Livre, direção: Luiz Botosso e Thiago Veiga. Animação. 7Min. 2006.
Sinopse: A animação narra a revolta de um bode chamado Bartô que, após ter finalmente encontrado uma árvore que lhe ofereça sombra, se hostiliza com um lenhador que parece decidido a corta-la. O bode nada pode contra o lenhador e seu machado, mas a árvore, em uma seqüência de atos heróicos, consegue se safar das investidas assassinas do malfeitor.

4. Tainá-Kan, a grande estrela. Classificação Livre, direção Adriana Figueiredo, Animação. 15 min. 2006.
Sinopse: Segundo uma lenda karajá, Tainá-Kan, a grande estrela, vem à Terra por amor, na forma de um homem velho. A lenda explica o surgimento da agricultura para o povo karajá. Suas bonecas de cerâmica servem de inspiração para os personagens, e a trilha é composta de músicas típicas.

5. Atlântico negro – na rota dos Orixás, direção Renato Barbieri. 54 min. 1998.
Sinopse O documentário faz uma viagem no espaço e no tempo em busca das origens africanas da cultura brasileira, partindo das mais antigas tradições religiosas afro-brasileiras: o Candomblé, da Bahia, e o Tambor de Mina do Maranhão. Na Rota dos Orixás transporta o espectador para a terra de origem dos orixás e voduns, o Benin, onde estão as raízes da cultura jeje-nagô.

A Rede de Cineclubes em Terreiros da Zona Metropolitana de Belém é uma articulação criada por poroposição do GT de Comunidades Tradicionais de Terreiros da Federação Paraense de Cineclubes - PARACINE, em parceria com a Diretoria Regional Norte do Conselho Nancional de Cineclubes - CNC. Fazem parte da Rede: Cineclube Nangetu, Cineclube ti Bamburucema, Cineclube ACIYOMI, Cineclube ACAOÃ, Cineclube Maristrela (AFAIA), Cineclube Estrela Guia Aldeia de Tupynambá, Cineclube do Turco Jaguarema, Cineclube da ARCAXA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário